terça-feira, 29 de maio de 2012

Club de Regatas Botafogo

Diva, a "Invencível".Em 1891 sob a liderança de Luiz Caldas foi fundado o Grupo de Regatas Botafogo. O grupo de remo ganhou esse nome em homenagem à enseada do bairro onde competiam seus barcos. Esta associação contava em sua gênese com a participação de membros vindos do Clube Guanabarense, criado em 1874.

A importância do clube tornou-se tão grande no remo que Ernesto Curvello Júnior, grande incentivador da prática do remo, e que na época assinava crónicas nos jornais como waterman, considerava o Botafogo “a pira sacrossanta e atalaia da tradição do sport”.


Luiz Caldas, o "Almirante".
Luiz Caldas, o "Almirante".
Três anos mais tarde (1894) o Botafogo, o Gragoatá, o Icarahy, o Veteranos do Remo e o Praia Vermelha, após infrutíferas tentativas, fundaram a primeira liga oficial de remo no Rio de Janeiro, tendo como presidente o Capitão-de-Mar-e-Guerra Eduardo Ernesto Midosi.

Este percurso do Botafogo é fundamental para o remo carioca singrar e ocupar um lugar de relevo no século XX. Olavo Bilac, apaixonado pelo Botafogo e pelas regatas proferiu, em Junho de 1900, a seguinte frase lapidar:

“Dia virá em que se há de reconhecer a grandeza dos serviços que os clubes de regatas estão prestando ao Brasil.”

Escudo do Club de Regatas BotafogoNo contexto da Revolta da Armada, dois líderes revolucionários, o almirante Custódio de Melo e o comandante Guilherme Frederico de Lorena, tinham, respectivamente, dois filhos como sócios do grupo, João Carlos de Melo (John) e Frederico Lorena (Fritz). Esta ligação dos jovens com o grupo levantou suspeitas do governo sobre o Botafogo, que foi obrigado a interromper suas atividades. Por conta da perseguição, John e Fritz deixaram o Rio de Janeiro e Luiz Caldas foi preso. Luiz Caldas viria a falecer pouco tempo depois, ao final de junho de 1894.

Então, os sócios restantes do Grupo de Regatas Botafogo reuniram-se para regulamentar a criação do clube. Com quarenta sócios, em 1º de julho de 1894, era fundado o Club de Regatas Botafogo.

Os fundadores do Club Regatas Botafogo, foram:

Alberto Lisboa da Cunha, Arnaldo Pereira Braga, Arthur Galvão, Augusto Martins, Carlos de Souza Freire, Eduardo Fonseca, Frederico Lorena, Henrique Jacutinga, João Pennaforte, João Teixeira, José Maria Dias Braga, Júlio Kreisler, Júlio Ribas Júnior, Luiz Fonseca Quintanilha Jordão, Oscar Lisboa da Cunha e Paulo Ernesto de Azevedo.

A sede do clube era em um casarão, atualmente demolido, no sul da praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a av, Pauster.

Prédio da primeira sede do Club de Regatas Botafogo
No final do século XIX, e início do século XX, o remo era efectivamente o desporto mais popular do Rio de Janeiro. Todos os Domingos, onde actualmente se situa o Aeroporto Santos Dumont, a praia das Virtudes ficava repleta de gente que vibrava com as corridas de barcos na Baía de Guanabara. Durante muito tempo, quando os cariocas queriam dizer que o Domingo amanhecera bonito e ensolarado, diziam simplesmente:

"Hoje está um Domingo de regatas."

Nestes anos mágicos para o remo, durante os quais surgiram os grandes clubes do Rio de Janeiro, como o Flamengo e o Vasco da Gama, o Club de Regatas Botafogo conquistou os seus primeiros títulos nas regatas

Em 1899 o clube sagrou-se Campeão Estadual de Remo da Cidade do Rio de Janeiro, com a embarcação botafoguense Diva, que tornou-se uma lenda nas águas da Baía de Guanabara, tendo vencido as 22 regatas que disputou em baleeira a quatro remos em corrida de 1.600 metros, o que faz do actual Botafogo de Futebol e Regatas o único clube brasileiro campeão em três séculos.

Conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro de Remo, em 1902, disputado em canoa, na distância de 1.000 metros, vencido pelo atleta António Mendes de Oliveira Castro Filho, remando a lendária embarcação botafoguense ‘Diva’ que venceu as 22 regatas que disputou, o que transformou o Botafogo no primeiro clube brasileiro a conquistar um título de dimensão nacional em qualquer desporto.

 O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de alguma modalidade esportiva: de remo, em campeonato realizado no Rio de Janeiro em Outubro de 1902, com a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro , que anos mais tarde viria a se tornar o presidente do clube.

No ano de 1902 completou-se a fundação dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro com o surgimento do Fluminense. O Flamengo nascera em 1895 e o Vasco da Gama em 1898, ambos para as regatas, enquanto o Fluminense nasceu para o futebol.

Dos três maiores rivais no Rio de Janeiro, o Botafogo está ligado ao Flamengo praticamente desde o início da fundação do clube rubro-negro e foi com ele que efectuou o seu jogo ‘pioneiro’ no futebol. Como se prenunciasse que o Botafogo havia de fundir as regatas e o futebol em 1942. Efectivamente, o Clube de Regatas Flamengo nasceu por reação da rapaziada do Flamengo aos remadores do Botafogo.


As providências corresponderam à criação de um clube que rivalizasse com o Botafogo. Porém, após a fundação, o barco ‘Pherusa’ dos rubro-negros naufragou na primeira saída e os remadores foram salvos por uma lancha. Entretanto, na primeira regata que disputaram, a nova baleeira ‘Sycra’ largou no Gragoatá, em Niterói, mas como a tripulação almoçara um bacalhau à portuguesa regado com vinho verde, sentiu-se mal durante o percurso, embateu numa bóia de sinalização e foi uma lancha do Botafogo que rebocou a guarnição do Flamengo para terra firme. Porém, estes desaires não fizeram os rapazes rubro-negros desistir. A sua persistência fez nascer um clube com futuras tradições no remo e em muitos outros desportos.

Nascia, assim, uma das maiores rivalidades do Rio de Janeiro. Mas, não obstante a glória obtida pelo Botafogo no remo, o futebol começava a dar os seus primeiros passos e foi com o Flamengo que os remadores botafoguenses ensaiaram o seu primeiro jogo.


A 27 de Outubro de 1903 o Jornal do Commercio narra uma partida de futebol realizada dois dias antes (25 de Outubro) precisamente entre os remadores do Club de Regatas Botafogo e do Clube de Regatas Flamengo. O jogo decorreu no campo do Paysandu e teve como resultado 5×1 favorável aos alvinegros, embora nenhum dos clubes possuísse secção de futebol.

Isto aconteceu antes mesmo da fundação de um outro clube do mesmo bairro, o Botafogo Football Club em 1904. Os remadores botafoguenses reuniram-se com os colegas de esporte do Clube de Regatas Flamengo para a disputa de um amistoso. O time do Botafogo, formado por W. Schuback, C. Freire e Oscar Cox; A. Shorts, M. Rocha e R. Rocha; G. Masset, F. Frias Júnior, Horácio Costa Santos, N. Hime e H. Chaves Júnior, goleou o Flamengo por 5 a 1 no campo do Paissandu.

Os gols do Botafogo foram marcados por Costa Santos (2), Chaves Júnior, Hime, e Frias Júnior.

0 comentários:

Postar um comentário