terça-feira, 12 de junho de 2012

Campeão carioca de 1907

"Campeão desde 1910", diz o hino do clube. Mas já em 1907 o Botafogo tinha direito de comemorar. Naquele ano participavam do campeonato apenas quatro equipes: BOTAFOGO Football Club, FLUMINENSE Football Club, PAYSANDU Cricket Club (hoje apenas um clube social) e Associação Athlética INTERNACIONAL (hoje extinto). A competição foi organizada pela Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA). O regulamento era simples: todos contra todos em turno e returno, sendo consagrado como campeão aquele que obtivesse mais pontos.

Com grandes atuações de Flávio Ramos, artilheiro do campeonato, com seis gols, o glorioso alvinegro terminou em primeiro lugar empatado com o Fluminense, ambos com 10 pontos. O Fluminense, por possuir um saldo de gols melhor (10 a 5) declarou-se campeão, provavelmente esquecendo-se do fato de que não havia critério de desempate previsto no regulamente, fosse por meio de jogo extra, fosse por meio de saldo de gols. Como ambas as partes não chegaram a um acordo sobre quem seria o campeão daquele ano e a LMSA foi extinta sem declarar qualquer um deles como campeões, iniciou-se uma batalha jurídica que só veio a ter um desfecho em 1996, 89 anos após o ocorrido. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) declarou ambos como campeões daquele ano.

Veja a campanha do Botafogo naquele ano:

Turno
02/06 - Fluminense 3x0 Botafogo
16/06 - Botafogo 5x3 Paysandu (gols de Emmanuel Sodré (3), Flávio Ramos e Raul Rodrigues)
14/07 - Internacional 0x2 Botafogo (gols de Ataliba Sampaio e Raul Rodrigues)

Returno
15/09 - Paysandu 1x3 Botafogo (gols de Flávio Ramos (2) e Canto)
22/09 - Botafogo 4x2 Fluminense (gols de Flávio Ramos (3) e Gilbert Hime)
29/09 - Botafogo WxO Internacional

Considerações:
1) Todos os jogos foram na Rua Guanabara.
2) Associação Athletica Internacional foi expulsa da Metropolitana como punição ao W.O. de 29 de setembro, onde não compareceu ao jogo contra o Botafogo; Em solidariedade, Fluminense, Paysandu e Rio Cricket também se desligaram da entidade. Em decorrência do desligamento desses times, a LMSA foi extinta.

"O Sr. secretário da Liga Metropolitana de Sports Athleticos pede que levemos ao conhecimento de nossos leitores que não se realizará hoje o return match entre o Fluminense Football Club e a Associação Athletica Internacional por ter sido esta associação suspensa de jogos pela Liga." - Jornal do Commercio em 6 de outubro de 1907

Jogadores do Botafogo em 1907 - Em pé: Álvaro, Raul e Octávio. Agachados: Norman, Antônio Luiz e Lulú. Sentados: Ataliba, Flávio Ramos, Canto, Gilbert e Emmanuel.


Total de Jogos: 6;
Vitórias: 5;
Derrota: 1;
Gols Pró: 14;
Contra: 9;
Saldo: 5.

Jogaram:
Raul Teixeira Rodrigues, 5 jogos.
Octávio Cordeiro da Rocha Werneck, 5.
Norman Henry Hime, 5.
Luiz Martins da Rocha (Lulú), 5.
Flávio da Silva Ramos, 5.
José Ataliba Sampaio, 5.
Gilbert Leon Hime, 5.
Emmanuel de Almeida Sodré, 5.
Álvaro Cordeiro da Rocha Werneck, 4.
Antônio Luiz dos Santos Werneck Júnior, 3.
João Baptista Canto, 3.
Eurico Parga Viveiros de Castro, 1.
Hugh Frederick Millar, 1.
Ernest H. Coggin, 1.
Carlos Monteiro de Barros, 1.
Rolando de Lamare, 1.
Total – 16 jogadores.
Técnico (comissão de campo): Antônio Luiz dos Santos Werneck Júnior, Octávio Cordeiro da Rocha Werneck e Anselmo Corrêa Mascarenhas.

Artilheiros:
Flávio Ramos, 6 gols.
Emmanuel Sodré, 3.
Raul Rodrigues, 2.
Ataliba Sampaio, 1.
Canto, 1.
Gilbert Hime, 1.
Total: 14 gols.

0 comentários:

Postar um comentário